Página Inicial

GLOSSÀRIO DO MEIO NATURAL

 

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V -W -  X - Y - Z

 

 

Conceitos/Termos - GLOSSÀRIO

 

O QUE É UM GLOSSÁRIO?

Um glossário é um dicionário de termos técnicos de uma arte ou ciência; o glossário distingue-se do caderno de significados pelo facto de estar organizado por assuntos ou referências temáticas.

 

Qual a tarefa?

A nossa tarefa é construir um glossário do MEIO NATURAL

Para isso vamos em cada aula reter todos os conceitos e termos que forem sendo leccionados, e em casa vamos descobrir um pouco mais sobre o seu significado.

 

 

 

 

 

 

A

Altitude - Coordenada geográfica; distância em metros, medida na vertical, entre o nível médio das águas do mar e um dado lugar. Conforme a posição do lugar em relação ao nível médio das águias do mar, assim a altitude também pode ser negativa, isto é, quando os lugares se localizam abaixo do nível médio das águas do mar.

Abrasão - Erosão mecânica das ondas e das marés contra as rochas.

Arco- O mar escava a rocha por baixo, ficando uma pequena ligação por cima.

Arriba - As arribas são zonas rochosas de declive acentuado, formadas devido ao recuo do litoral rochoso, provocado, essencialmente, pela acção do mar (abrasão). Nestas zonas a destruição é constante, indo os seus sedimentos acumular­-se na base da arriba e pela acção do mar, alimentar as praias.

Arriba fóssil- Arriba antiga, coberta por materiais posteriores à sua formação. Em regra o seu perfil foi modificado pelos processos de erosão continentais.

B

Baía/Enseada- Reentrância do litoral em comunicação com o mar, também chamada de "concha".. Reentrância do litoral em comunicação com o mar. Quando as dimensões são pequenas denomina-se enseada, quando as dimensões são grandes chama-se golfo.

 

C

Cabo- Saliência da linha de costa que entra pelo mar dentro.

Colina -Forma de relevo de pequena altitude, de vertentes com declives suaves e de cumes mais ou menos arredondados. Resultam, na maior parte dos casos, de antigos relevos mais elevados, que foram desgastados ao longo do tempo.

Curvas de nível - Linhas que unem pontos de igual altitude.

Curvas de nível mestras - Linhas que unem pontos de igual altitude, que apresentam uma cor mais escura e o valor da altitude registada.

 

D

Declive - Significa inclinação. Inclinação correspondente ao ângulo que uma vertente faz com o plano horizontal.

Densidade Populacional - Medida expressa pela relação existente, entre a população e a superfície terrestre (Habitantes por Km2).

Duna - Acumulações de areias transportadas pela acção do vento, que se foram depositando logo a seguir às zonas de maré, originando pequenas elevações em forma de crescente com declives desiguais.

 

E

Efluente-Termo utilizado para designar os líquidos residuais da actividade doméstica ou industrial, responsáveis pela poluição.

Equidistância - Diferença de altitude entre duas curvas de nível consecutivas.

Estuário - Quando a foz de um rio apresenta um único canal de comunicação com o mar. Secção terminal de um curso de água (rio) limitado a montante pelo local até onde se fazem sentir as correntes de maré.

 

F

Farilhão- Quando a erosão marinha origina o desmoronamento de um arco, ao pilar que fica isolado chamamos farilhão.

 

G

Gruta litoral- Quando a erosão marinha abre cavernas na rocha.

 

L

Laguna/Ria/Haff Delta- A depressão marinha forma uma barra, que fecha uma certa quantidade de água. Tipo de costa caracterizada por uma reentrância do mar, que resulta da submersão das terras devido à subida das águas do mar.

Litoral - Porção de terreno de dimensões variáveis, que migra constantemente, e de forma desigual consoante a escala temporal analisada, de variados tipos onde o mar exerce ou exerceu a sua acção. Área de influência directa ou indirecta da acção do mar.

 

M

Mapa Hipsométrico - Mapa que representa o relevo por curvas de nível, utilizando cores diferentes entre curvas de nível consecutivas.

Mapa Topográfico - Mapa que representa o relevo através de curvas de nível; cartografam pequenas áreas onde se observa, em simultâneo, um grande número de pormenores como a localização de pontes, de casas, jardins, estradas principais e/ou secundárias, igrejas.

Marco Geodésico - Forma de assinalar o ponto mais elevado de uma área.

Montanha - Formas de relevo que apresentam uma altitude elevada, cumes rochosos e vertentes de grande declive.

Morfologia - Estudo da forma exterior que a matéria ou os seres vivos podem tomar.

 

P

Perfil Longitudinal - Linha que une todos os pontos do fundo do leito da nascente à foz.

Perfil Topográfico - Corte vertical do terreno segundo uma direcção previamente escolhida.

Planalto - Formas de relevo  de altitude elevada, apresentam uma forma aplanada devido a terem sofrido ao longo dos tempos um forte desgaste pelos agentes erosivos o que contribuiu para diminuir a altitude e para suavizar as suas vertentes.

Planície - Formas de relevo caracterizadas pela baixa altitude, umas resultaram da acção dos agentes erosivos, que aplanaram os relevos antigos, outras formaram-se pela deposição de sedimentos transportados pelos grandes rios - planícies aluviais.

Praia - Acumulações de areia que se formam junto às zonas de influência de marés.

Profundidade - À medida, na vertical, entre o nível médio das águas do mar e um dado lugar submerso.

 

R

Relevo - Conjunto das irregularidades que a superfície terrestre apresenta.

Relevo Novo - Relevos modernos ou relevos novos, de grande altitude e de cumes rochosos e aguçados, que podem atingir mais de 4000 m.

Relevo Velho -Relevos antigos ou relevos velhos, têm os cumes arredondados, gastos pela erosão, e não apresentam grandes altitudes.

Restinga/cordão litoral- Reentrância de areias que aprisionam a água, originando uma baia.

 

S

SIG - Sistemas de Informação Geográfica; Forma particular dos sistemas de informação aplicada a dados espaciais georreferenciados, com o fim de armazenar, manipular, visualizar e analisar dados de natureza espacial (referenciados à superfície da terra), representando-a sob a forma de mapas.

 

T

Topografia - Descrição das formas do terreno.

Tômbolo- Forma litoral que resulta da acumulação de materiais que originam um cordão que une a terra a uma pequena ilha, originando uma península. Forma-se por acção das correntes litorais e dos rios em águas pouco profundas. Em Peniche, existe uma destas formas de relevo litoral.

V

Vale -Depressão, compreendida entre duas áreas de maior altitude, geralmente atravessada por uma linha de água (rio ou ribeiro), podendo ser um vale largo ou muito apertado - garganta.

 

Z

Zona intertidal - Zona que se situa entre o nível de maré alta e o nível de maré baixa.

Zona interior contígua - faixa de 500m de largura paralela á linha de costa, contada para o interior a partir da linha máxima atingida pela água do mar no período de marés vivas ou desde o bordo da falésia

Zona supratidal - Zona permanentemente emersa, exceptuando o período das marés vivas.

Zona subtidal - Zona que só fica exposta durante a baixa mar das marés vivas.